O Presidente do CRB11 Jean Racene, a Coordenadora da Comissão de Fiscalização Leina Medeiros, a Bibliotecária Fiscal Mara Rúbia Borges e o Coordenador da Comissão de Divulgação e Valorização Profissional Kennedy Gonzaga reuniram-se com o Secretário de Estado da Educação do Estado do Amazonas Lourenço Braga na tarde de desta quarta-feira, 9 de maio de de 2018 para tratar das ações adotadas pela Seduc Amazonas em se adequar às prerrogativas da Lei 12.244 que dispõe sobre a universalização das Bibliotecas Escolares em todo o Brasil.
Na ocasião o Secretário esclareceu que as vagas ofertadas no concurso público em andamento privilegiou os municípios do interior que não dispõem de Bibliotecário no quadro da Seduc.
Os conselheiros Leina e Kennedy reivindicaram a ampliação do número de vagas para o interior e abertura de vagas para a capital.
O secretário destacou que as vagas foram distribuídas de acordo com a lei que regulamenta a realização de concursos públicos no Amazonas em 2018 não sendo mais possível remanejar vagas para Manaus uma vez que o certamente já se encontra em andamento.
O Presidente do CRB11 propôs a formalização de uma parceria com a Seduc para realizar um estudo acerca do cenário atual no que tange o quantitativo de escolas, número de alunos, bibliotecas e quadro de bibliotecários para composição do planejamento estratégico de médio prazo para adequação da Seduc à lei 12.244 até 2020.
O secretário desmonstrou-se bastante solícito e aberto em constituir essa parceria, sugerindo inclusive, a oferta de curso superior para qualificar os professores e técnicos readaptados atuando nas bibliotecas das escolas e extensão do concurso em vigor para novas vagas para Manaus e interior em 2019 e 2020.
A Fiscal pontuou a necessidade de oferecer melhores condições de trabalho para os bibliotecários, bem como a ampliação e qualificação dos acervos das bibliotecas em consonância com a lei 12.244.
Comments